Curta e Siga


Cuidado com os prejuizos para a saúde da Anorexia





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Cuidado com os prejuizos para a saúde da Anorexia.

 

Anorexia nervosa | Drauzio Varella 

 

Casos de anorexia tornaram-se comuns nos últimos 50 anos, acompanhando a exigência da sociedade não por uma alimentação saudável ou por peso proporcional a altura, mas simplesmente por magreza. A luta para corresponder aos padrões estéticos leva os pacientes a uma dieta farta de restrições autoimpostas, que conduzem a um quadro de alta desnutrição.

Este medo profundo de engordar decorrente da anorexia ocorre tanto em quem está acima do peso, quanto em pessoas magras que sentem uma espécie de “obesidade psicológica”. E permanece mesmo após atingir o peso ideal e contra todas as opiniões de que a balança não está mentindo. 


Pacientes que sofrem de anorexia, tendem a induzir o vômito e exagerar nos exercícios. A fiscalização é constante, incluindo peso e medidas. Quanto mais peso perdem mais acreditam que precisam perder. Tudo obedece a uma exigência estética, quem tem anorexia não entende que ter pouco peso leva à falta de nutrientes e traz risco à saúde. 


Quando aproximam-se do estado de inanição apresentam mau funcionamento do organismo e complicações como pressão baixa, hipotermia e hemorragias. Externamente a anorexia apresenta aspectos de pele seca, escamosa, pálida e com cicatrizes, além de edemas periféricos. 


A anorexia surge geralmente na adolescência e atinge preferencialmente as mulheres. Junto com o aumento dos hormônios vem os relacionamentos amorosos e a necessidade de integração social. O diagnóstico é confirmado quando o indivíduo apresenta um índice de massa corporal igual ou menor do que 17,5 kg/m². No entanto, devem ser levados em consideração os hábitos alimentares e o histórico clínico. A família é muito importante no processo, pois o paciente com anorexia raramente admite que está com a doença por conta própria. 


Conduzir o paciente de volta ao seu peso normal é o desafio de uma terapia comportamental capaz de reduzir a morbi-mortalidade da anorexia. Após um período de poucos nutrientes o organismo adquire uma resistência metabólica aos alimentos, daí a necessidade de conduzir junto ao tratamento psiquiátrico uma reeducação alimentar. 


A descoberta da anorexia muitas vezes revela outros distúrbios psicológicos relacionados, o que acarreta crises que podem ser amenizadas como uso de antidepressivos. Em alguns casos o paciente pode ser hospitalizado. O que facilita na administração da medicação e dos efeitos físicos que a anorexia possa ter causado.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário