Curta e Siga


Como se classifica a Anorexia?





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Como se classifica a Anorexia?.



Anorexia nervosa é a perda de peso exagerada relacionada à baixa ingestão alimentar voluntária e acompanhada da desilusão corporal e falta de menstruação por pelo menos três meses seguidos (usa-se o termo amenorreia). Foi descrita inicialmente no século XIX. O paciente apresenta emagrecimento e magreza como tradução do distúrbio de apetite.

Há dois subtipos: a clássica ou restritiva, na qual ocorre perda de apetite, e a associada a compulsão alimentar, na qual o paciente tem episódios de grandes ingestões alimentares associadas à tentativa de compensação principalmente através do exercício ou jejum prolongado e não do uso de diuréticos ou laxativos como na bulimia nervosa.

A condição obrigatória para o diagnóstico é a da amenorreia, mas a característica clínica mais importante é a desilusão corporal, com a convicção dos pacientes de que estão gordos, sendo que estão extremamente magros. Precisa haver perda substancial de peso, estando este 85% do peso corpóreo para idade, sexo e altura ou com IMC 17,5 kg/m2 (calcule seu IMC).

O diagnóstico deve ser feito pela história e exame clínico. Os exames laboratoriais não têm nenhum valor para rastreamento da doença, mas ajudam no rastreamento das suas complicações da doença e também a afastar outras causas de perda de apetite e/ou peso. São elas:

  • Hipertireoidismo.
  • Tumores avançados.
  • Tumores de cérebro.
  • Infecções crônicas.
  • Diabetes mal controlado.

O colesterol eleva-se em 50% das anoréticas, ocorre queda de leucócitos no sangue, redução dos hormônios sexuais, e alteração no eletrocardiograma.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário