Curta e Siga


Diagnosticando a Anorexia Nervosa





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Diagnosticando a Anorexia Nervosa.




A Anorexia Nervosa manifesta-se geralmente nas mulheres. Mesmo magra, acredita estar gorda. Quem sofre desse transtorno passa a ter uma obsessão por emagrecer e acaba se privando de determinados alimentos. A pessoa deixa de se alimentar e passa a praticar exercícios físicos em excesso. Assim, acaba emagrecendo muito e ficando abaixo do que é estabelecido como normal nas taxas de IMC (Índice de Massa Corporal). A CID-10 (Classificação Internacional de Doenças) identifica como pessoa com anorexia, aquela que apresenta um IMC igual ou inferior a 17,5 kg/m 2.


No início, os sintomas são pouco perceptíveis, pois o anoréxico finge estar se alimentando e chega a usar roupas largas. Qualquer ganho de peso apavora e gera angústia.

A anorexia nervosa apresenta a maior taxa de mortalidade ao ano, dentro de todos os transtornos psiquiátricos. As causas destes óbitos vão desde inanição a suicídio por depressão.

Geralmente, o paciente com anorexia não percebe o problema, pois acha ser normal querer controlar a alimentação. E, apesar de amigos e familiares insistirem em dizer que está magro(a) demais e que deve se alimentar melhor, o(a) paciente nega a informação e se preocupa em como emagrecer ainda mais. Além disso, na maioria das vezes recusa-se a procurar um especialista.

Outra situação bastante comum, também mostrada na novela da TV, é que as pessoas em volta demoram a perceber o problema, na maioria das vezes por falta de conhecimento do assunto.

Aos parentes e amigos, é sempre indicado dar apoio e aprender a lidar com as dificuldades que geralmente envolvem o tratamento continuado. É importante, também, que se mantenham informados e se mostrem atentos ao tratamento.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário